top of page
Mulheres e curanderismo site (1).png

O que veio antes de você? Qual o terreno que foi deixado para que teus sonhos fecundassem? Eles estão florescendo? Você se questiona o por quê?

Você sabe algo sobre a história da vida econômica da mulher no mundo? E qual o papel da mulher na economia? O que o dinheiro significa além do valor material? E o trabalho doméstico, reprodutivo e sexual?

 

Qual a relação do capitalismo com o corpo feminino? E o que isso tem a ver com teus desejos e tua maneira de se relacionar com a vida?

O que é o curso:

Mulheres, trabalho & dinheiro é um curso que investiga a relação histórica, simbólica e prática das mulheres com o trabalho e o dinheiro.


É uma travessia entre corpo, memória e desejo, que ajuda cada mulher a reconhecer como forças históricas e sociais a atravessam hoje, e como criar desvios que devolvem liberdade, ritmo e sentido de vida.

Não oferecemos planilhas, fórmulas de enriquecimento ou empreendedorismo tóxico.
Oferecemos ferramentas críticas, práticas corporais, escritas e rituais para tornar visível o que nos captura e ensaiar caminhos de liberdade concretos.

Para que serve:

  • Desvendar as raízes históricas da exploração feminina no trabalho e no dinheiro, tranformndo história em campo criador e força produtiva.

  • Ressignificar o dinheiro como atravessamento corporal, político e simbólico.

  • Recuperar potência, desejo e qualidade de vida, mesmo dentro das estruturas que atravessam nossas vidas.

  • Criar pactos de desvio viáveis, graduais e sustentáveis, que devolvem liberdade e sentido, enunciando seu gesto de servir e iniciar micro desvios.

“O que te esgota não é falha sua — é histórica. Ao entender essa genealogia no corpo, você pode negociar o mínimo do sistema e abrir desvios que devolvem vida.”

Como funciona na prática:

O curso segue a Metodologia MÃE – Portal Yoniverso, composta por três movimentos:

Memória (M): Reconhecer genealogias históricas do trabalho e do dinheiro — da caça às bruxas às plataformas digitais — por meio de exposições teóricas e linhas do tempo.

Atravessamento (Ã): Elaborar, no corpo, como essa história nos atravessa. Exercícios de escrita sensível, mapeamento de culpas herdadas, práticas corporais, respiração e perguntas norteadoras.

Ensaio de Desvio (E): Criar pactos de cedência mínima e abrir fendas de liberdade. Ferramentas: Escrita de Desvio (Mapa de Fendas), pactos pessoais e ritos de palavra.

Fundamentação teórica:

615xknuR6CL.jpg
9786557170540.jpg
D_NQ_NP_610866-MLM50366630366_062022-O.webp

Aula 1: Genealogias do feminino: da criação à domesticação
Das mulheres na Pré história às mulheres na Antiguidade
Exercício: Linha do tempo pessoal 

Aula 2: Bruxas, servas e santas: corpos sob vigilância
As mulheres na Idade média e Feudalismo
Exercício: Cartografia da culpa

Aula 3: Entre o lar e o lucro: o corpo como engrenagem
As mulheres no capitalismo
Exercício: Mapa Tempo–Energia

Aula 4
: Corpos em travessia: reescrevendo o pacto com o tempo
Tempos atuais
Exercício: Mapa de fendas

Ellen Alvino é Psicoterapeuta com base na Esquizoanálise. É pesquisadora do corpo da mulher no mundo, seja ele psíquico, corporal, espiritual, político. Desenvolvedora do Método Portal Yoniverso, um espaço de cuidado e criação de si, onde acopla maneiras de cuidado múltiplos para corpos femininos.

 

Nesse projeto de pesquisa, que se torna o Criatório de Visões, compartilho estudos sobre o corpo da mulher no mundo, quando falamos sobre trabalho, dinheiro, curanderismo, sexualidade, maternagem, com base em autoras feministas. Junto disso, elaboramos práticas de corpo, para descongestionar os desconfortos e mapearmos uma linha que tece nossos horizontes, expandindo nossa visão à desenhar nossos próprios modos.

Datas dos encontros ao vivo:

27 de Janeiro, das 19 às 21h

3 de Fevereiro, das 19 às 21h

10 de Fevereiro, das 19 às 21h

17 de Fevereiro, das 19 às 21h

As aulas ficarão gravadas e você tem acesso por 3 meses após a data do curso.

 

Investimento: R$280

no pix ou parcelado no cartão de crédito com acréscimo de juros (para necessidades específicas, entrar em contato via whats app).

 

Plataforma de encontro via Zoom.

bottom of page